ITAPETINGA AGORA - Um ritual de “CANDOMBLÉ” ou DESPACHO, como é popularmente conhecido, chamou a atenção e assustou as pessoas que passavam pela BA 263, em Itapetinga no domingo (26).
Precisamente, nas proximidades da estrada da peróba, entrada de Itapetinga, animais se encontravam mortos, dois carneiros e duas ovelhas, de forma ritualística, com o sangue oferecido para entidades do candomblé.
Os animais foram degolados, o sangue foi escoado em um prato de barro e, após um ritual, ambos, em duplas, foram oferecidos para as entidades ou Orixás.
Pessoas que transitavam em seus veículos pela localidade se assustaram e se impressionaram com o que viram.
Para muitos o ritual que ali se apresentava era um crime, configurava maus tratos, para outros era apenas uma manifestação religiosa.
O SANGUE NO CANDOMBLÉ
Para o Candomblé o sangue é a fonte da vida e
através dela o Orixá retira suas energias para poder operar. Esta é a única maneira de o Orixá conseguir energia? Não. Existem diversos tipos de oferendas onde o Orixá irá retirar a energia para trabalhar em benefício do seu seguidor, no entanto, a energia extraída através do sangue é tão grande que, para o candomblé, o Orixá poderá atender o pedido rapidamente.
Não se sabe para qual finalidade foi realizado o sacrifício do Domingo, porém pela quantidade de animais sacrificados o pedido deve ser algo de grande importância, seja ela para a vida ou mesmo a morte.
+ FOTOS
+ FOTOS
hello vai estudar o candonble e fala depois iso e coisa de exús certo tbm não gosto dessa matansaa de animas mas colocaa orixas no meio não q não tem nada a ver a fonte da vida pra nos e Deus
Que absurdo.... Tanta gente passando fome e esses bichos foram mortos para saciar a ignorancia desse pobre retardado que vive na idade média.... Isso nao é religião. Se despacho desse certo a Africa seria a potencia mundial.